segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

La Marcha de las Antorchas – 27 de janeiro



La Marcha de las Antorchas – 27 de janeiro

Hoje, 27 de janeiro, à meia noite, a capital de Cuba, Havana, e todo o país, terá suas ruas iluminadas pelo desfile das tochas. Como já tradicional, o evento Marcha de las Antorchas (Marcha das Tochas) é realizado ano após ano, e é extremamente simbólico, pois retoma a historia de luta do povo cubano. A marcha é realizada em homenagem ao aniversario de nascimento de José Martí, fundador do Partido Revolucionário Cubano, e sua dedicação de luta pela libertação nacional.

O evento está em sua 62° edição e foi realizado pela primeira vez em 1953. Naquele ano a atividade não foi autorizada legalmente pelo então ditador Fulgêncio Batista, entretanto o evento aconteceu mesmo assim, partindo da Universidade de Havana em caminhada até a Frágua Martiana. Foi organizada pela Federação de Estudantes Universitários (FEU) e outras organizações da juventude cubana. Esse fato faz da Marcha de las Antorchas ainda mais emblemática, pois é um símbolo de resistência a ditadura de Batista.

Em 1953 participaram não apenas organizações da juventude rebelde, como também as mulheres martianas, e claro, o povo cubano de modo geral. Porém, o momento mais marcante do dia 27 de janeiro de 1953 foi quando desfilavam cerca de 500 jovens tendo um homem à frente. Alguns anos depois, esse homem se tornaria um dos maiores heróis cubanos, e um símbolo de resistência perante o imperialismo. Seu nome era Fidel Castro, que, junto aos demais jovens, gritava as palavras de ordem da marcha, "revolución, revolución".

Atualmente, a Marcha de las Antorchas, além de ser um evento em comemoração ao aniversario de Marti, é uma amostra do apoio da juventude cubana, e de todo o povo cubano, à direção histórica da revolução.


Primeira Marcha de las Antorchas, em 1953.


No ano de 2014, a marcha das tochas contou com a participação de presidentes como Nicolas Maduro (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Mujica (Uruguai).



Equipe do blog Fuzil contra Fuzil



Nenhum comentário:

Postar um comentário